quinta-feira, 16 de abril de 2015

02 - SDL2: Configurando o ambiente de desenvolvimento

Continuando o tutorial anterior, neste vamos configurar o ambiente para compilar nosso primeiro exemplo. Abra o CodeBlocks, clique em file, então em new e por último em project. Vai abrir uma tela como a abaixo:



Selecione então Empty project na janela que se abre. Na próxima janela clique em next então abrirá a janela para preencher os dados do projeto. O campo Project title é onde colocamos o nome do nosso projeto e no campo Folder to create project in é onde o mesmo será salvo.




Na tela que se abre é só clicar em finish e o projeto é criado.


Agora é hora de incluir as bibliotecas necessárias para compilar um projeto utilizando SDL. Clique em Project e depois em Build options. Na janela que se abriu vá na aba Linker setings. Clique em Add ena caixa que se abrir coloque mingw32 então clique em OK. Faça o mesmo procedimento para SDL2main e SDL2. Ficando igual à figura abaixo:


Depois de inserida as três bibliotecas segure a tecla Ctrl no teclado e clique em cada uma delas, em seguida (solte Ctrl) clique em Copy selected to selecione Release e clique em OK em seguida em OK novamente.

Agora sim estamos prontos para escrever e compilar nosso primeiro programa. Para começar clicamos em File, New e então em Empty file. Na caixa que se abre clique em Sim. Vai pedir pra você dar um nome para o arquivo, coloque main.cpp e clique em Salvar. Na próxima janela que se abre clique em OK. Agora clique em File e Save project.




O código abaixo serve para testar se as configurações estão corretas e o projeto compila normalmente.

#include <iostream>
#include <SDL2/SDL.h>
int main(int argc,char* argv[]){
return 0;
}

 Depois de digitar o código é só clicar F9 para o projeto compilar e o resultado é mostrado na imagem abaixo:


 Se na sua tela apareceu algo como o mostrado acima tudo funcionou corretamente. Se apareceu alguma mensagem de erro deixe nos comentários que tentarei ajudar a resolver.

Bom… Pra este tutorial e só isso mesmo, no próximo começaremos a usar a SDL e mostras suas funcionalidades.


Agradeço a leitura e qualquer sugestão para melhorar o conteúdo é só deixar nos comentários aí abaixo.

6 comentários:

  1. Bom dia! Parabéns pela iniciativa, estávamos carentes de bons tutoriais em português sobre o SDL 2... Entretanto está aparecendo um erro de compilação que não consegui resolver: fatal error: winapifamily.h: No such file or directory. Podes me ajudar?

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    1. Boa tarde vaniacordeirodasilva! Li em um site que isto pode ser um bug da biblioteca. Então se você substituir o arquivo "SDL_platform.h" na pasta include por este do link vai resolver seu problema.

      https://hg.libsdl.org/SDL/raw-file/e217ed463f25/include/SDL_platform.h

      Qualquer coisa me fala.

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    2. Grata pela rápida resposta. Realmente era um bug, pois esse problema parou de acontecer. Mas agora estou aparecendo outro erro: undefined reference to 'WinMain@16. Conhece este erro? Sabes a solução?

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    3. Você adicionou as 3 bibliotecas na ordem como na imagem 5? mingw32, SDL2main e SDL2. Na imagem 5 eu configurem só para a compilação em debug, faça a mesma configuração para o modo release.

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    4. Deu certo! Muito obrigada. Agora posso seguir com os tutorias...

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    5. Eu quem agradeço a sua visita. Espere para dezembro mais tutoriais. E se você puder dá uma curtida aí na página :)

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