Continuando o tutorial anterior, neste vamos configurar o ambiente para compilar nosso primeiro exemplo. Abra o CodeBlocks, clique em file, então em new e por último em project. Vai abrir uma tela como a abaixo:
Selecione então Empty project na janela que se abre. Na próxima janela clique em next então abrirá a janela para preencher os dados do projeto. O campo Project title é onde colocamos o nome do nosso projeto e no campo Folder to create project in é onde o mesmo será salvo.
Na tela que se abre é só clicar em finish e o projeto é criado.
Agora é hora de incluir as bibliotecas necessárias para compilar um projeto utilizando SDL. Clique em Project e depois em Build options. Na janela que se abriu vá na aba Linker setings. Clique em Add ena caixa que se abrir coloque mingw32 então clique em OK. Faça o mesmo procedimento para SDL2main e SDL2. Ficando igual à figura abaixo:
Depois de inserida as três bibliotecas segure a tecla Ctrl no teclado e clique em cada uma delas, em seguida (solte Ctrl) clique em Copy selected to selecione Release e clique em OK em seguida em OK novamente.
Agora sim estamos prontos para escrever e compilar nosso primeiro programa. Para começar clicamos em File, New e então em Empty file. Na caixa que se abre clique em Sim. Vai pedir pra você dar um nome para o arquivo, coloque main.cpp e clique em Salvar. Na próxima janela que se abre clique em OK. Agora clique em File e Save project.
O código abaixo serve para testar se as configurações estão corretas e o projeto compila normalmente.
#include <iostream> #include <SDL2/SDL.h> int main(int argc,char* argv[]){ return 0; }
Depois de digitar o código é só clicar F9 para o projeto compilar e o resultado é mostrado na imagem abaixo:
Se na sua tela apareceu algo como o mostrado acima tudo funcionou corretamente. Se apareceu alguma mensagem de erro deixe nos comentários que tentarei ajudar a resolver.
Bom… Pra este tutorial e só isso mesmo, no próximo começaremos a usar a SDL e mostras suas funcionalidades.
Agradeço a leitura e qualquer sugestão para melhorar o conteúdo é só deixar nos comentários aí abaixo.
Bom dia! Parabéns pela iniciativa, estávamos carentes de bons tutoriais em português sobre o SDL 2... Entretanto está aparecendo um erro de compilação que não consegui resolver: fatal error: winapifamily.h: No such file or directory. Podes me ajudar?
ResponderExcluirBoa tarde vaniacordeirodasilva! Li em um site que isto pode ser um bug da biblioteca. Então se você substituir o arquivo "SDL_platform.h" na pasta include por este do link vai resolver seu problema.
Excluirhttps://hg.libsdl.org/SDL/raw-file/e217ed463f25/include/SDL_platform.h
Qualquer coisa me fala.
Grata pela rápida resposta. Realmente era um bug, pois esse problema parou de acontecer. Mas agora estou aparecendo outro erro: undefined reference to 'WinMain@16. Conhece este erro? Sabes a solução?
ExcluirVocê adicionou as 3 bibliotecas na ordem como na imagem 5? mingw32, SDL2main e SDL2. Na imagem 5 eu configurem só para a compilação em debug, faça a mesma configuração para o modo release.
ExcluirDeu certo! Muito obrigada. Agora posso seguir com os tutorias...
ExcluirEu quem agradeço a sua visita. Espere para dezembro mais tutoriais. E se você puder dá uma curtida aí na página :)
Excluir