domingo, 29 de março de 2015

01 - O que é SDL e instalando o necessário

SDL (Simple DirectMedia Layer) é uma biblioteca multiplataforma (Windows Linux, MAC OS X, Android), livre, de código fonte aberto distribuída sobre a licença zlib (http://www.gzip.org/zlib/zlib_license.html) e escrita em C que dá acesso de baixo nível ao áudio, teclado, CD, joystick, threads, rede, timers e ao hardware gráfico através do OpneGL e Direct3D. Existem “bindings” desta biblioteca para outras linguagens tais como python, C#, Lua entre outras.
Geralmente utilizadas por desenvolvedores na criação de emuladores, jogos e aplicações multimídias que devem funcionar em múltiplas plataformas.


ZSNES – Emulador para plataforma Super NES.

DOSBox – Emulodor de DOS.

Trine 2: Complete Story – Jogo para plataforma Android.

    Agora que você conhece um pouco sobre a biblioteca mostrarei como configurar um ambiente de desenvolvimento usando CodeBlocks, TDM-GCC e SDL2-2.03.
CodeBlocks é um ambiente de desenvolvimento (IDE) para C/C++ que pode ser obtido no site http://www.codeblocks.org/. A versão mais estável mais disponível na data que este tutorial estava sendo feito é a 13.12 que pode ser baixado no link downloads onde está escrito codeblocks-13.12mingw-setup-TDM-GCC-481.exe, igual está selecionado na imagem abaixo.



    Depois de baixado é só fazer a instalação do mesmo que já vem com o compilador TDM-GGC junto. Se preferir a versão mais atualizada do CodeBlocks, depois da instalação do aplicativo acima você pode baixar a versão Nightlies e subistituir os arquivos da pasta de instalação pelos fornecidos por este pacote, para os tutoriais isto não vai ser necessário.
    O próximo passo é baixar a biblioteca SDL em https://www.libsdl.org/download-2.0.php e como a gente vai trabalhar com o compilador GCC deve ser baixada a mesma da imagem abaixo.


Como vamos usar a versão 32 bits do GCC oara compilar nossos programas podemos abrir a pasta conforme a figura:



E então copiar as pastas “lib” e “include” desta pasta para a pasta onde foi instalado o CodeBlocks, no meu caso: C:\Program Files (x86)\Codeblocks\MinGW e o conteúdo da pasta “bin” para a pasta C:\Windows\system32 ou para a pasta do projeto.

Bom, este tutorial para por aqui. Nos próximos explicarei como configurar nosso primeiro projeto para compilar um programa usando SDL no CodeBlocks. Obrigado pela leitura e para críticas e sugestões é só deixar nos comentários.


pt.wikipedia.org/wiki/SDL_(biblioteca)

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